Claudio Lima, Consultor PROGT em PD&I
Ter um departamento dedicado à inovação tecnológica tem sido prática de poucas empresas no Brasil. Na contramão, a PROGT investe em um departamento dedicado ao estudo e desenvolvimento de novas soluções tecnológicas buscando melhoria de performance e menor impacto ao ambiente. Através dessa mentalidade, a PROGT tem atuado junto com os principais órgãos de financiamento de pesquisa científica e tecnológica. Em consonância com a elite do conhecimento brasileiro, aqui são usados os mais avançados conceitos de pesquisa científica e tecnológica para entregar aos seus clientes as mais variadas demandas do mercado de separação líquido-sólido.
O mais básico conceito de sucesso gerencial, o departamento de pesquisa, desenvolvimento e inovação da PROGT trabalha diretamente com a diretoria da empresa obtendo forte apoio em seus desenvolvimentos.
Há anos, resultados positivos têm sido obtidos através de projetos aprovados junto à Lei do Bem. Outros projetos na área de secagem por infravermelho de diversos materiais, como minérios, biomassa lignocelulósica, grãos e seus derivados são uma realidade na empresa através da parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP). O secador por infravermelho de ondas médias é um case de sucesso que teve origem num financiamento da FAPESP através de seu Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).
Recentemente, a PROGT teve seu projeto de recuperação e reuso de águas residuárias junto Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). O FINEP é uma empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas. Ela é vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação do Governo Federal brasileiro. A proposta do projeto é separar poluentes orgânicos e inorgânicos através de sistema totalmente inovador desenvolvido pela PROGT em parceria com importantes cientistas do Brasil e do mundo para ofertar água potencialmente disponível à irrigação de áreas agrícolas do Programa de Agricultura Familiar da região Semiárido do Brasil. O projeto foi aprovado dentro do Edital Água para o Semiárido da FINEP, o qual buscou por projetos que ajudassem a ampliar a oferta de água de qualidade no semiárido brasileiro.
Outro ponto de destaque no departamento de pesquisa, desenvolvimento e inovação da PROGT é sua infraestrutura laboratorial própria com equipamentos e recursos humanos qualificados para a busca de soluções tecnológicas para seus clientes nos diferentes setores de atuação da empresa, como: Mineração; Papel e Celulose; Açúcar, Etanol e Energia; Saneamento; e Alimentícia, Química e Fertilizantes. Nas dependências da PROGT, o laboratório de PD&I tem atuado fortemente na busca por novas soluções para antigas demandas dos setores dos quais atua, ofertando ao mercado uma nova visão apoiada na Ciência e na Tecnologia. Nossa infraestrutura dispõe de testes simuladores de equipamentos de separação líquido-sólido, garantindo parceria com seus clientes no desenvolvimento inovativo sem altos custos de testes num espaço de tempo reduzido.
Assim é a PROGT, uma empresa focada nos processos de separação líquido-sólido e preocupada com o ambiente e com o ser humano.