Ler notícia

ETALG e Economia Circular: O que são, objetivos e benefícios para sociedade e o meio ambiente. 14 FEVEREIRO, 2022

ETALG e Economia Circular: O que são, objetivos e benefícios para sociedade e o meio ambiente.

Você sabe o que é uma ETALG? E Economia circular? Como elas podem atuar juntas para diminuírem o descarte de resíduos e contribuir com as empresas e o meio ambiente? Essas e mais respostas iremos encontrar no decorrer de nosso post.

Mais e mais são comuns reportagens na mídia, estudos científicos e levantamentos sobre o impacto da poluição na sociedade como um todo. Uma matéria realizada em outubro de 2021 pela CNN Brasil ressalta que mais de 12 milhões de mortes no mundo estão relacionadas à crise climática, descrevendo-as como “a maior ameaça à saúde que a humanidade enfrenta”. Uma outra pesquisa realizada pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) apontou para uma estimativa de VSL (em inglês, value of a statistical life) associado à poluição do ar de R$ 2,17 milhões a R$ 3,93 milhões de reais.

Em relação as empresas do setor sucroenergético, as regulamentações ambientais atuais exigem que os gases emitidos por caldeiras que utilizam bagaço de cana ou qualquer outro tipo de biomassa passem por uma etapa de lavagem eficiente para remoção das partículas sólidas. No caso das usinas de açúcar e álcool, deve ser dada atenção máxima ao tratamento dos efluentes gerados nas lavagens dos cinzeiros e dos gases emitidos pelas caldeiras. Com todas essas exigências ambientais, é imprescindível que haja uma tecnologia que permita a remoção total das partículas sólidas destas correntes, bem como o reaproveitamento da água utilizada em circuito fechado

O papel da ETALG PROGT  (Estação de Tratamento da Água de Lavagem de Gases), é recuperar a água dos lavadores de gases das caldeiras e enviar para a lavoura uma torta com a menor umidade possível, juntamente com e economia circular adotada pelas empresas.

Figura 1 - Diagrama ilustrativo ETALG PROGT (Arquivo pessoal)


Mas afinal o que é Economia Circular?

Quando falamos em impacto ambiental, crise climática ou poluição do ar, podemos citar a economia circular como uma estratégia de controle que passa pela redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. A pergunta é: é possível associar a economia circular ao reuso da água utilizada na ETALG?

Em suma, a economia circular envolve todas as fases do sistema produtivo. Através dela são criados fluxos otimizados de recursos, como por exemplo, reutilização de dos mesmos dentro do processo produtivo. Esse tipo de economia reduz o uso de matéria prima e desenvolve a consciência no uso e descarte. Os vendedores e distribuidores participam fiscalizando a origem do produto e a forma de produção. Mesmo os consumidores possuem um papel na economia circular, uma vez que deverão descartar corretamente os produtos para que a reinserção do resíduo no ciclo como matéria-prima seja facilitada. 


Qual a relação entre a ETALG PROGT e a Economia Circular?

Quando relacionamos a economia circular com o tratamento de água, não falamos apenas do descarte. Ao invés de captar mais água dos corpos hídricos, ela pode ser tratada, inserida ou reinserida no sistema, ou até mesmo receber um pré tratamento permitindo a utilização em irrigação por exemplo, e evitando custos para o tratamento do descarte.  Alguns resultados dessas aplicações são: maior eficiência no uso da água, redução do consumo, manutenção da disponibilidade, e redução de riscos, os quais vão desde a perda de produtividade até a conflitos de uso na sociedade devido à escassez.

Algumas empresas auxiliadas pela PROGT  que utilizam água como insumo adotaram a economia circular, uma das cinco maiores produtoras mundial de açúcar, que também etanol e energia elétrica, se baseiam em duas prioridades: desenvolvimento de novas formas de reciclar resíduos não alimentares em suas instalações, e a redução no consumo de água e energia. O grupo já conta com mais de 50% de energia consumida de origem renovável e 99% das matérias-primas recuperadas são utilizadas, isso tudo é resultado do consumo de água reduzido em sua fábrica, melhora da reciclagem e recuperação de resíduos.

Além do grupo citado anteriormente, outra usina referência global em bioenergia também se adequou ao método de economia circular. O modelo adotado é caracterizado pela redução da geração de resíduos e a regeneração dos sistemas a partir da reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.  O grupo define a economia circular como “uma ferramenta para fazer mais com menos”, e com o objetivo de buscar maior resiliência para seu negócio e reduzir o impacto ambiental criaram um programa de gestão hídrica, o qual contribuiu para que que diminuíssem suas dependências e gerassem uma economia de água não captada próxima de 30 bilhões de litros até o momento.

A PROGT vem ajudando grandes, médios e pequenos grupos a reduzirem significativamente impactos ambientais e econômicos através da nossa ETALG, venda de equipamentos, peças através de nossas ETALG, venda de equipamentos, peças sobressalentes e serviços que garantem a melhor operação dos sistemas de recuperação de água. Mais especificamente causamos os seguintes impactos:

Impactos ambientais:

  1. Projeto dentro dos padrões exigidos pela agência reguladora ambiental.
  2. Economia de água (circuito fechado).
  3. Menor emissão de particulados pela chaminé com lavagem feita com água de qualidade.
  4. Reciclo de nutrientes ao garantir envio de torta para o campo com baixa umidade.
  5. Material aplicado diretamente na roça ou por compostagem.
  6. Não utilização de produtos químicos agressivos ao meio ambiente.


Impactos econômicos:

  1. Menor consumo de energia pela captação de água.
  2. Menor custo com transporte (transporta material mais seco).
  3. Baixo custo com manutenção.
  4. Não há paradas de caldeira por entupimento de spray ball ou trocas por furos.


Com isso, a ETALG PROGT contribui diretamente para que as empresas gerem menos resíduos, reduzam o consumo de água e criem produtos sustentáveis que ajudam a limpar a matriz energética brasileira a partir da economia circular. Para tal, contamos com profissionais qualificados e treinados para auxiliar em quaisquer dúvidas e necessidades, entre em contato conosco.




UMAYUN, Hira. Anualmente, mais de 12 milhões de mortes no mundo estão relacionadas à crise climática. 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/anualmente-12-milhoes-de-mortes-no-mundo-estao-relacionadas-a-crise-climatica/#:~:text=Variante%20%C3%94micron-,Anualmente%2C%20mais%20de%2012%20milh%C3%B5es%20de%20mortes%20no,est%C3%A3o%20relacionadas%20%C3%A0%20crise%20clim%C3%A1tica&text=Mais%20de%2012%20milh%C3%B5es%20de%20mortes%20em%20todo%20o%20mundo,(OPAS)%2C%20Jarbas%20Barbosa.. Acesso em: 19 jan. 2022.

ROCHA, Glauter et al. O CUSTO ECONÔMICO DA POLUIÇÃO DO AR: ESTIMATIVA DE VALOR DA VIDA ESTATÍSTICA PARA O BRASIL. 2019. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/9469/1/td_2517.pdf. Acesso em: 19 jan. 2022.

EOS ORGANIZAÇÃO E SISTEMAS (Brasil) (org.). ECONOMIA CIRCULAR NO SANEAMENTO: É POSSÍVEL? 2019. Disponível em: https://www.eosconsultores.com.br/economia-circular-no-saneamento/#:~:text=Quando%20falamos%20de%20%C3%A1gua%20tratada,se%20descarta%20apenas%20a%20%C3%A1gua.&text=%C3%81gua%20que%20%C3%A9%20extra%C3%ADda%20do,h%C3%ADdrico%20j%C3%A1%20defasado%20na%20regi%C3%A3o.. Acesso em: 19 jan. 2022.